Resumo: A Greve dos Caminhoneiros na Ultima Semana

Escrito por em 25 de maio de 2018

Quer entender a greve dos caminhoneiros? Veja o resumo que o Jornalismo da MAX preparou pra você!

Sexta-feira, dia 18
Caminhoneiros fazem anúncio de greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 21, caso o governo não reduzisse a zero a carga tributária sobre o diesel (PIS/Cofins).

Sábado, dia 19
Entra em vigor o quinto reajuste diário consecutivo: a Petrobras eleva os preços do diesel em 0,80% e os da gasolina em 1,34% nas refinarias.

Segunda-feira, dia 21
Em 21 estados foram registrados os primeiros bloqueiostotais ou parciais de rodovias.

Terça-feira, dia 22
Os protestos passam a atingir 24 estados. A maioria dos atos impede a passagem dos caminhões, mas permite a passagem de carros e outros veículos.

Quarta-feira, dia 23
Os bloqueios em 23 estados e no Distrito Federal passam a causar problemas em diversos setores do país. Nos transportes, aeroportos alertam para a escassez de combustível. Em Itajubá, assim como na maioria das cidades brasileiras, começa a corrida aos postos para encher o tanque.

Quinta-feira, dia 24
Pelo 4º dia consecutivo, caminhoneiros fizeram manifestações em 25 estados e no Distrito Federal. Os efeitos se alastram com redução na frota de ônibus, falta de combustíveis e produtos em supermercados. Além disso, são anunciados os primeiros efeitos na saúde. Em Itajubá vários postos com combustível zerado e longas filas em algumas unidades que ainda tinha gasolina.

Sexta-feira, dia 26
Mesmo depois de Temer anunciar com otimismo o acordo, a greve de caminhoneiros chega ao 5º dia e causa reflexos pelo país; governo aciona forças federais para desbloquear estradas. Os caminhoneiros mantêm a estratégia de ficarem concentrados principalmente nos acostamentos. A lista de aeroportos que ficaram sem combustível aumenta. A falta de combustível limita circulação de ambulâncias e cancela cirurgias em alguns estados. As universidades federais suspenderam aulas por causa da greve.

Com tom diferente do adotado no dia anterior, o presidente da República foi à TV e criticou o que ele chamou de “minoria radical”. Ele disse que acionou as Forças Federais de segurança para desbloquear as estradas.


Max FM (Qualidade: 32Kb)

O Máximo em Rádio!!

Current track
TITLE
ARTIST

Background