Max FM SD

O Máximo em Rádio!!

Tocando Agora

Title

Artist


Confira cinco curiosidades que talvez você não sabia sobre o rádio:

Escrito Por:no 13 de fevereiro de 2019

  1. DE QUEM É ESSE RÁDIO? Como a criação do rádio se deu em partes, houve muita disputa para atribuir o modelo como conhecemos a um único inventor. Isso porque o rádio é a união de três tecnologias (telegrafia, telefone sem fio e as ondas de transmissão) descobertas em anos e países diferentes. Detentor da invenção entre 1901 e 1942, o italiano Guglielmo Marconi perdeu a criação para Nikola Tesla a partir de 1943 nos Estados Unidos.

 

  1. EU QUERO MÚSICA! A primeira transmissão tendo o conjunto voz e música por ondas de rádio ocorreu em dezembro de 1906 também nos Estados Unidos.

 

  1. ALGUÉM ME OUVE AÍ? Os primeiros receptores eram chamados de bigodes de gato, feitos de fios de chumbo e ligados a aparelhos de cristal. Como havia muita dificuldade para sintonizar as estações, a massificação do rádio ocorre somente após 1927.

 

  1. A GUERRA E O RÁDIO. O interesse crescente dos governos, que monitoravam clandestinamente as transmissões após a Primeira Grande Guerra em 1918 deu impulso na abertura de mais emissoras, chegando a 550 em 1922.

 

  1. ENFIM, BRASIL! O rádio chegou ao Brasil em 1923 e a primeira transmissão foi direto do Corcovado no Rio de Janeiro com a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. A partir de 1927, começa a Era de Ouro do Rádio no Brasil. Atualmente existem cerca de 10 mil emissoras de rádio pelo país e o rádio ainda é reconhecido como o principal meio de comunicação no mundo.